Iniciada há 50 anos, discografia do grupo Os Mutantes é comentada em livro
12/04/2018 11:36 em Música

Dois anos após historiar a gênese da obra fonográfica da banda brasiliense Legião Urbana no livro “Discobiografia Legionária” (Leya, 2016), a jornalista fluminense Chris Fuscaldo planeja lançar no segundo semestre deste ano um livro no mesmo gênero e com formato similar.

Desta vez, o objeto de análise é a obra fonográfica do grupo paulistano Os Mutantes, iniciada há 50 anos com a edição do álbum “Os Mutantes” (Polydor, 1968), um dos títulos fundamentais dessa obra fonográfica de espírito tropicalista. Previsto para agosto, o livro “Discobiografia Mutante – Álbuns Que Revolucionaram a Música Brasileira” é o resultado de pesquisa e de entrevistas feitas pela jornalista desde 2002.

Além de comentar os álbuns dos Mutantes, com ênfase em histórias sobre as sarcásticas capas dos LPs, a autora aborda no livro alguns discos das obras individuais de Arnaldo Baptista e Rita Lee.

A propósito, cabe lembrar que o álbum “Hoje é o Primeiro Dia do Resto de Sua Vida” (Polydor, 1972) – creditado como um disco solo da vocalista do grupo por questões jurídicas – é, na realidade, um álbum gravado pelos Mutantes. A rigor, foi o último com a formação clássica do grupo, cuja discografia compreende 14 álbuns lançados entre 1968 e 2013 (doze foram gravados em estúdio, sendo que o último, “Fool Metal Jack”, saiu há cinco anos por selo dos Estados Unidos).

Para viabilizar a edição do livro “Discobiografia Mutante – Álbuns Que Revolucionaram a Música Brasileira”, Fuscaldo promove campanha de financiamento coletivo.

Fonte: Mauro Ferreira – G1

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!