Gibson, lendária fabricante de guitarras, abre pedido de falência
02/05/2018 14:15 em Música

Aos 120 anos de idade, a fabricante de guitarras Gibson abriu pedido de falência na última terça-feira, dia 1º. A empresa foi responsável por fornecer instrumentos musicais a nomes lendários como Beatles, Chuck Berry e Slash.

Segundo relatórios da empresa, as vendas de guitarras caíram para 1 milhão no ano passado em comparação com 1,5 milhão dez anos atrás. A empresa também teve dificuldades em se adaptar a novos modelos de negócios em tempos recentes, conforme citou o diretor de reestruturação, Brian Fox, no relatório do pedido de concordata.

Em 2014, a Gibson comprou o negócio de eletrônicos da Philips na tentativa de expandir para a venda de alto falantes, fones de ouvido e outros acessórios. Mas a tentativa falhou: a compra se transformou em uma alta dívida ao invés de aumentar a margem de lucratividade.

Em comunicado, o diretor executivo e presidente Henry Juskiewicz mencionou uma decisão de voltar a focar no negócio de instrumentos musicais. “Acreditamos que isso assegurará a estabilidade e saúde financeira da empresa no longo prazo”.

Em acordo de reestruturação, obrigacionistas concordaram em quitar as dívidas bancárias da empresa, que chegam a US$ 500 milhões. O acordo também prevê US$ 135 milhões em financiamento para o negócio, visando os negócios de instrumentos e áudio e os vendedores principais da marca. Acionistas serão varridos da empresa.

Fonte: InfoMoney

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!