Lançado livro sobre álbum “Novo Aeon” de Raul Seixas e a influência de Aleister Crowley
17/06/2019 14:26 em Música

Neste mês de junho, quando Raul Seixas completaria 74 anos, a Editora Mondrongo anuncia o lançamento da segunda edição de “Novo Aeon: Raul Seixas no torvelinho de seu tempo”. A obra de autoria de Vitor Cei, professor de literatura na Universidade Federal do Espírito Santo, avalia de que forma o compositor baiano se apropria da doutrina do mago inglês Aleister Crowley para representar, de modo poético e utópico, o anseio pela superação do autoritarismo da ditadura militar.

Resultado da pesquisa de mestrado do autor, a obra aborda a concepção de Novo Aeon apresentada por Raul Seixas em suas músicas. A doutrina do Novo Aeon, elaborada por Crowley no início do século XX, impulsionou trajetórias existenciais de grande força contestatória, influenciando a contracultura das décadas de 1960 e 1970. Raul Seixas, que acompanhou o movimento e propôs uma Sociedade Alternativa, lançou sua obra à condição de espírito do seu tempo.

Por meio de conceitos teóricos da Filosofia e dos Estudos Literários, o livro ajuda a compreender a música de Raul Seixas à luz da multiplicidade de problemas que formam a experiência cultural brasileira. Vitor Cei, através de sua interpretação e o entrelaçamento de discussões com teóricos fundamentais para a compreensão do tema, apresenta uma análise das questões que animaram as décadas de 1970 e 80: autoritarismo, censura, desbunde, contracultura, ocultismo, indústria cultural, melancolia e niilismo.

Seria possível para o brasileiro hoje imaginar uma Sociedade Alternativa? O torvelinho do tempo de Raul Seixas se assemelha ao nosso. As manifestações pela redemocratização e as jornadas de junho se revelaram igualmente frustrantes. Se é verdade que de lá para cá foram eliminados certos aspectos arcaicos da sociedade brasileira, também é verdade que foram poucos, e nenhum governo ou movimento popular foi o vetor de qualquer transformação que pudesse confirmar as esperanças que alimentavam seus apoiadores. Quando se associa essa frustração à mentalidade autoritária que recorrentemente domina o brasileiro, podemos perceber que o presente não se modificará sem que algo se modifique na própria estrutura das relações sociais. Diante do sucesso do que há de pior no país, Raul Seixas nos oferece um caminho a trilhar capaz de reverter o fracasso do projeto de nação.

Wilberth Salgueiro, professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo e autor de posfácio do livro, afirma que “este estudo de Vitor vem em boa hora: muito além da celebração, é um convite à cerebração. Em síntese, este livro aciona em nós os prazeres de pensar música e história – ao som, alto e bom som, de Raul Seixas”.

Título: Novo Aeon: Raul Seixas no torvelinho de seu tempo
Autor: Vitor Cei
Editora: Mondrongo
Páginas: 186
Preço: R$ 39,90

Fonte: Editora Mondrongo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!